6 dicas para ter sucesso na carreira médica – Clinical Center Passo Fundo

6 dicas para ter sucesso na carreira médica

Você sabe o que é Telemedicina?
23 de outubro de 2020
6 dicas para ter sucesso na carreira de esteticista
28 de janeiro de 2021

A Medicina é uma carreira desafiadora para os que nela querem atuar. Exige muita dedicação, aprendizado e aperfeiçoamento, mesmo antes do ingresso na faculdade. Afinal, o médico é quem tem nas mãos o conhecimento e as ferramentas para salvar vidas.

Mas para ter sucesso e saber conciliar suas vidas profissional e pessoal, é necessário que ele também faça uma boa gestão da sua carreira. Um gerenciamento adequado libera mais tempo para o médico se dedicar às atividades profissionais prioritárias, sem comprometer seus outros compromissos diários.

Para os médicos, a gestão é necessária para organizar melhor a sua rotina, evitando desperdício de tempo e energia. A rotina desses profissionais é bastante intensa desde a faculdade, com muitos períodos reservados apenas para estudos. Suas atividades corriqueiras envolvem consultas, exames, acompanhamento de pacientes, gestão de consultório, tarefas administrativas e outras burocracias.

Por isso, seguem aqui algumas dicas de gestão para a construção de uma carreira sólida

1. Saiba conciliar a vida pessoal com a profissional

Antes de tudo, tenha em mente que o médico vai atender diariamente pessoas com problemas, dificuldades e personalidades diversas. Ter paciência com cada um que chegar até ele e respeitar as limitações de cada pessoa é essencial para se desenvolver enquanto profissional e se fazer conhecido. Também é importante lembrar que quanto mais claro o médico for com o paciente, explicando o problema e o tratamento de forma que ele entenda o que deverá ser feito, melhor.

Pelo mesmo motivo que o médico busca o bem-estar do paciente, é necessário zelar pela própria saúde. Afinal, o sucesso e a estabilidade profissional exigem muita disposição para estudar e trabalhar intensamente. Sendo assim, cuide de sua alimentação no dia a dia e não negligencie o seu corpo com a falta de atividades físicas. Esse cuidado fará com que o profissional se mantenha bem disposto.

É preciso conciliar os deveres profissionais com o cotidiano fora do consultório ou do hospital. Por essa razão, o bom médico não vive apenas para o trabalho. Ele sabe a hora de dar atenção à sua família, aos amigos e a outras atividades particulares. É claro que o profissional da área de saúde deve estar atento para urgências e atendimentos inesperados, mas ele deve conhecer seus limites.  

2. Invista em atualização e especialização

A Medicina é um tipo de ciência que está em constante evolução. Portanto, é impossível falar em uma boa carreira médica sem participar de cursos e especializações.

Congressos e palestras também devem fazer parte da rotina de um bom profissional, pois tais eventos proporcionam o compartilhamento de conhecimentos fundamentais para o crescimento na profissão.

Em qualquer área, as oportunidades surgem quando o profissional tem um bom domínio sobre determinado assunto e obtém reconhecimento pelos estudos e trabalhos realizados. Portanto, invista em experiências relevantes, que permitirão a você atualizar seus conhecimentos técnicos. Isso, sem dúvida, abrirá portas para o seu crescimento profissional.

3. Mantenha a rotina organizada

Um bom profissional sabe a importância de honrar com seus compromissos e respeitar o seu trabalho.

Por isso, ter uma agenda com os horários de reuniões e de consultas é essencial para manter o seu dia a dia organizado. Além disso, ao demonstrar pontualidade e responsabilidade com os seus compromissos, o médico terá o respeito e a credibilidade dos pacientes e colegas. Isso é muito importante para quem almeja ter uma carreira médica bem sucedida, caracterizada pelo profissionalismo e a preocupação com o bem estar dos seus pacientes. 

4. Faça uma boa gestão do tempo

Uma rotina bem organizada, assim como um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, são essenciais para uma boa administração do tempo.

Com todos os seus compromissos devidamente agendados, o médico irá perceber que é possível garantir tempo para tudo: trabalho, lazer, vida privada e aperfeiçoamento profissional.

Como diz um velho e conhecido ditado, “tempo é dinheiro”. Na carreira médica, isso deve ser levado em bastante consideração. Por exemplo, não é adequado que se perca muito tempo com rotinas administrativas de consultório, quando elas podem ser automatizadas.

5. Invista em tecnologia

Existem diversas ferramentas que auxiliam na gestão da carreira médica, desde o primeiro contato com os pacientes, passando pelo agendamento de consultas e chegando à gestão financeira e organização em geral.

Além daquelas ferramentas, também é importante investir em tecnologia para a infraestrutura do consultório. Equipamentos modernos são um diferencial e dão um melhor suporte ao paciente.

A tecnologia veio para ajudar no dia a dia e nas rotinas de diversos profissionais, inclusive dos médicos. Por isso, invista em aplicativos e softwares da área médica, que facilitam o trabalho e contribuem para uma carreira de sucesso.

Finalmente, é importante que o profissional saiba utilizar tais ferramentas de gestão, pois até o preenchimento de receitas, atestados e laudos consome um bom tempo no consultório.

6. Desenvolva estratégias de divulgação e marketing

O sucesso na carreira médica também envolve investimentos em marketing, seja para a divulgação de uma clínica ou de apenas um consultório. Gerenciamento de imagem é muito importante para atrair pacientes.

É interessante que o médico saiba utilizar as mesmas redes sociais nas quais o seu público-alvo está presente, entenda como se posicionar digitalmente e, acima de tudo, conheça as normas do código de ética profissional que regulam a publicidade.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! Antes de ir, não se esqueça de compartilhar com seus colegas que também precisam de tais dicas. 😉

Os comentários estão encerrados.