6 dicas para ter sucesso na carreira de esteticista – Clinical Center Passo Fundo

6 dicas para ter sucesso na carreira de esteticista

6 dicas para ter sucesso na carreira médica
18 de janeiro de 2021
6 dicas para ter sucesso na carreira de psicólogo
7 de fevereiro de 2021

Valorizar o corpo, enfeitá-lo, cuidá-lo, proporcionar-se momentos de prazer e relaxamento são vistos hoje em dia como um ato de amor próprio. A procura por saúde e bem-estar, visando alcançar uma boa qualidade de vida, nunca esteve tão em alta. Mesmo com a agenda preenchida com obrigações diárias, milhares de brasileiros encontram tempo para se relacionar com o seu corpo e cuidar do habitat da sua alma. O esteticista é o profissional que comanda a missão de promover esse bem-estar e elevar a autoestima das pessoas, proporcionando um novo olhar do paciente sobre si mesmo.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil já é o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (16,5%) e da China (10,3%). Outro levantamento, feito pela  Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, aponta que até o final de 2020 o Brasil alcançará o segundo lugar, com 14,3%.

Você já se perguntou alguma vez sobre quais seriam os segredos de uma carreira de sucesso nesta área?

Embora não exista uma fórmula pronta, algumas características são essenciais para quem deseja alcançar voos mais altos e conquistar o tão sonhado reconhecimento.

Na sequência, seguem alguns pontos para compreensão de cada item e sua importância nessa jornada.

1. Resiliência

Como você se sente quando está muito pressionado? Tem a tendência de voltar à estaca zero ou até mesmo antes dela? Nesse caso, pode ser que você precise treinar sua resiliência.

Em outras palavras, mesmo que sejamos muito pressionados é fundamental voltarmos rapidamente ao nosso equilíbrio. Manter o equilíbrio diante das dificuldades fará você alcançar fases do jogo da vida que ainda não chegou porque simplesmente desistiu antes.

A resiliência é uma competência essencial para o profissional contemporâneo. Desenvolva-a.

Não basta ser muito bom tecnicamente. Hoje, isso é considerado básico.

Você precisará se destacar emocionalmente, para poder suportar as incertezas e os desafios quando estes surgirem.

É como diz o ditado: depois da tempestade vem a bonança. Mas você só verá a calmaria se suportar a tempestade.

2. Consistência

Analisando e comparando o comportamento dos grandes nomes do mercado, uma característica é comum entre eles e mostra a diferença entre sucesso e fracasso: a consistência.

Consistente é alguém que continua em movimento e seguindo seu plano mesmo quando tudo não estiver bem.

E, para falar a verdade, todos nós já passamos por isso. Seja por problemas pessoais, profissionais ou de qualquer outra ordem, apenas quem passa por dificuldades sabe exatamente onde e o quanto dói.

Também é verdadeira a informação de que profissionais que não são consistentes sofrem muito mais para ter uma carreira estável.

E o motivo é simples: se você parar de plantar você irá parar de colher.

Outra coisa essencial é o fato de que profissionais consistentes são mais estáveis. Você sabe o que esperar deles, como reagirão e o que irão fazer. Não é aquela história de ser uma surpresa todo dia. É difícil trabalhar com pessoas assim.

Se por acaso você perceber que precisa desenvolver mais sua consistência, faça isso o quanto antes. Quando as pessoas perceberem que você não é levado por qualquer vento ou problema, confiarão mais em você.

3. Invista no relacionamento com o cliente

Vivemos em uma época onde a experiência do cliente é muito valorizada. Com um público cada vez mais exigente sobre as suas necessidades, providenciar algo inovador é essencial para destacar a sua clínica no mercado. Por isso, invista na venda de um valor diferenciado, de forma que você consiga impactar o emocional da sua clientela e se tornar uma referência.

4. Construa networking

Dito de um modo simples, networking se refere a sua rede de contatos. A qualidade e não a quantidade dessa rede de contatos é o que mais importa.

Temos visto muitos profissionais cometerem erros primários no que diz respeito ao networking. O maior deles é entrar em contato com alguém com quem passou muito tempo sem dar sinal de vida e já pedir uma indicação.

Coloque-se no lugar dessa pessoa. Como você se sentiria?

Aprenda a aquecer sua rede de contatos antes de precisar de algo. Se interesse verdadeiramente pelas pessoas. Tenha o hábito de marcar um café sempre que possível. Construa amizades. Isso requer tempo e dedicação. Não sejamos interesseiros. Apenas construindo relacionamentos melhores e mais profundos você terá melhores indicações.

Lembre-se: o que importa você ter 1000 contatos e não ter 5 pessoas confiáveis que realmente fariam algo por você?

Não se iluda: para termos amigos, precisamos ser amigos.

5. Use a tecnologia a seu favor

É inegável que a tecnologia proporciona ótimos benefícios àqueles que investem nesse tipo de solução. Na área da beleza existem softwares de gestão que promovem a automação de processos que são uma excelente forma de agilizar o atendimento e trazer mais conforto para seus clientes.

Com eles, é possível fazer o cadastro de forma muito mais prática e ágil, além de eliminar a ocorrência de falhas humanas. Além disso, você conta com maior precisão na hora de agendar os procedimentos, possibilitando até mesmo enviar notificações para os clientes sobre os horários e evitar atrasos.

6. Desenvolva estratégias de marketing

Uma dica importante para consolidar a sua carreira é: aprenda sobre marketing e desenvolva o seu marketing pessoal. Um profissional não vive só de técnica. A técnica é extremamente importante, claro, mas você não se consegue uma carreira de sucesso só com técnica. A técnica é primordial, porém é preciso entender também de marketing, de vendas, da construção de networking, da valorização dos relacionamentos, dentre outras coisas.

Na sua atividade profissional, procure trabalhar com aquilo que lhe dá prazer, aquilo que o deixa realizado e através do qual você pode encantar seus clientes.

Gostou destas dicas? Compartilha 😉

Os comentários estão encerrados.