Valorizar o corpo, enfeitá-lo, cuidá-lo, proporcionar-se momentos de prazer e relaxamento são vistos hoje em dia como um ato de amor próprio. A procura por saúde e bem-estar, visando alcançar uma boa qualidade de vida, nunca esteve tão em alta. Mesmo com a agenda preenchida com obrigações diárias, milhares de brasileiros encontram tempo para se relacionar com o seu corpo e cuidar do habitat da sua alma. O esteticista é o profissional que comanda a missão de promover esse bem-estar e elevar a autoestima das pessoas, proporcionando um novo olhar do paciente sobre si mesmo.
De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil já é o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (16,5%) e da China (10,3%). Outro levantamento, feito pela Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, aponta que até o final de 2020 o Brasil alcançará o segundo lugar, com 14,3%.
Você já se perguntou alguma vez sobre quais seriam os segredos de uma carreira de sucesso nesta área?
Embora não exista uma fórmula pronta, algumas características são essenciais para quem deseja alcançar voos mais altos e conquistar o tão sonhado reconhecimento.
Na sequência, seguem alguns pontos para compreensão de cada item e sua importância nessa jornada.
1. Resiliência
Como você se sente quando está muito pressionado? Tem a tendência de voltar à estaca zero ou até mesmo antes dela? Nesse caso, pode ser que você precise treinar sua resiliência.
Em outras palavras, mesmo que sejamos muito pressionados é fundamental voltarmos rapidamente ao nosso equilíbrio. Manter o equilíbrio diante das dificuldades fará você alcançar fases do jogo da vida que ainda não chegou porque simplesmente desistiu antes.
A resiliência é uma competência essencial para o profissional contemporâneo. Desenvolva-a.
Não basta ser muito bom tecnicamente. Hoje, isso é considerado básico.
Você precisará se destacar emocionalmente, para poder suportar as incertezas e os desafios quando estes surgirem.
É como diz o ditado: depois da tempestade vem a bonança. Mas você só verá a calmaria se suportar a tempestade.
2. Consistência
Analisando e comparando o comportamento dos grandes nomes do mercado, uma característica é comum entre eles e mostra a diferença entre sucesso e fracasso: a consistência.
Consistente é alguém que continua em movimento e seguindo seu plano mesmo quando tudo não estiver bem.
E, para falar a verdade, todos nós já passamos por isso. Seja por problemas pessoais, profissionais ou de qualquer outra ordem, apenas quem passa por dificuldades sabe exatamente onde e o quanto dói.
Também é verdadeira a informação de que profissionais que não são consistentes sofrem muito mais para ter uma carreira estável.
E o motivo é simples: se você parar de plantar você irá parar de colher.
Outra coisa essencial é o fato de que profissionais consistentes são mais estáveis. Você sabe o que esperar deles, como reagirão e o que irão fazer. Não é aquela história de ser uma surpresa todo dia. É difícil trabalhar com pessoas assim.
Se por acaso você perceber que precisa desenvolver mais sua consistência, faça isso o quanto antes. Quando as pessoas perceberem que você não é levado por qualquer vento ou problema, confiarão mais em você.
3. Invista no relacionamento com o cliente
Vivemos em uma época onde a experiência do cliente é muito valorizada. Com um público cada vez mais exigente sobre as suas necessidades, providenciar algo inovador é essencial para destacar a sua clínica no mercado. Por isso, invista na venda de um valor diferenciado, de forma que você consiga impactar o emocional da sua clientela e se tornar uma referência.
4. Construa networking
Dito de um modo simples, networking se refere a sua rede de contatos. A qualidade e não a quantidade dessa rede de contatos é o que mais importa.
Temos visto muitos profissionais cometerem erros primários no que diz respeito ao networking. O maior deles é entrar em contato com alguém com quem passou muito tempo sem dar sinal de vida e já pedir uma indicação.
Coloque-se no lugar dessa pessoa. Como você se sentiria?
Aprenda a aquecer sua rede de contatos antes de precisar de algo. Se interesse verdadeiramente pelas pessoas. Tenha o hábito de marcar um café sempre que possível. Construa amizades. Isso requer tempo e dedicação. Não sejamos interesseiros. Apenas construindo relacionamentos melhores e mais profundos você terá melhores indicações.
Lembre-se: o que importa você ter 1000 contatos e não ter 5 pessoas confiáveis que realmente fariam algo por você?
Não se iluda: para termos amigos, precisamos ser amigos.
5. Use a tecnologia a seu favor
É inegável que a tecnologia proporciona ótimos benefícios àqueles que investem nesse tipo de solução. Na área da beleza existem softwares de gestão que promovem a automação de processos que são uma excelente forma de agilizar o atendimento e trazer mais conforto para seus clientes.
Com eles, é possível fazer o cadastro de forma muito mais prática e ágil, além de eliminar a ocorrência de falhas humanas. Além disso, você conta com maior precisão na hora de agendar os procedimentos, possibilitando até mesmo enviar notificações para os clientes sobre os horários e evitar atrasos.
6. Desenvolva estratégias de marketing
Uma dica importante para consolidar a sua carreira é: aprenda sobre marketing e desenvolva o seu marketing pessoal. Um profissional não vive só de técnica. A técnica é extremamente importante, claro, mas você não se consegue uma carreira de sucesso só com técnica. A técnica é primordial, porém é preciso entender também de marketing, de vendas, da construção de networking, da valorização dos relacionamentos, dentre outras coisas.
Na sua atividade profissional, procure trabalhar com aquilo que lhe dá prazer, aquilo que o deixa realizado e através do qual você pode encantar seus clientes.
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Francis Canello
Entusiasta do Business Intelligence, estou engajada na utilização eficaz de recursos físicos, tecnológicos e financeiros para projetos inovadores.
Sempre fui movida por desafios, sejam eles profissionais ou pessoais. Como empreendedora, estou em constante busca pela transformação através do conhecimento, aprendizado, troca de experiências, novas respostas, novas perguntas e novos sonhos. É desta forma que busco conduzir o time de profissionais que lidero a instigarem outras pessoas a realizarem seus sonhos por meio da metodologia única do Instituto QR.
Trago em minha bagagem experiências nacionais e internacionais como formações acadêmicas e profissionais.
Sou especialista em Contabilidade Internacional com ênfase em Gestão Financeira pela Universidad de León – Espanha. Porém, descobri meu verdadeiro desafio na Gestão de Pessoas na formação em PNL, com método do Richard Bandler, e de Liderança pelo Master Mind – Escola de executivos e Negócios do Brasil – The Napoleon Hill World.
Já percorri mais de 20 países de onde trago experiências únicas que aplico em meu dia a dia. Uma das minhas paixões é ser desbravadora de novos territórios.
Também sou amante dos esportes radicais e pratico corrida, trekking de longa distância e trail run, me desafiando constantemente a novos resultados. Recentemente realizei um trecho do Caminho de Santiago de Compostela e estou me preparando para o Everest.
Sou uma mãe apegada a minha espanholinha Sofya, hoje com 15 anos, por quem tenho um amor incondicional.
Engajada, busco sempre a inovação humanizada na esteira de inter-relação de nossos stakeholders.
Carlos Alceu Machado
Advogado, com atuação exclusiva em Direito Imobiliário, área na qual tem pós-graduação. Também é Técnico em Transações Imobiliárias e Perito Avaliador de Imóveis credenciado junto ao Poder Judiciário gaúcho. Tem mais de três décadas de atividade empresarial no mercado imobiliário. É membro efetivo da Associação Gaúcha dos Advogados do Direito Imobiliário Empresarial. Foi professor universitário em três instituições de ensino superior e em curso profissionalizante de TTI. Integrou, como Juiz Leigo, o quadro de julgadores do Juizado Especial Cível do Rio Grande do Sul. Trabalhou como advogado credenciado pela CEF na análise jurídica de processos de mútuos habitacionais. É autor de inúmeros artigos técnicos, publicados em vários jornais e revistas do país.
Leonardo Bervian
Analista de Sistemas, formado pela Universidade de Passo Fundo, com pós-graduação em Direito Imobiliário pela UPF. MBA em Gestão Imobiliária e Construção Civil pela IMED. Técnico em Transações Imobiliárias. Tem mais de duas décadas de atividade empresarial no mercado imobiliário. Sob sua responsabilidade estão mais de uma centena de condomínios edilícios e a gerência administrativo-financeira da imobiliária. É presença ativa e constante em cursos e seminários de atualização imobiliária, realizados em várias cidades do País.