6 dicas para ter sucesso na carreira de psicólogo – Clinical Center Passo Fundo

6 dicas para ter sucesso na carreira de psicólogo

6 dicas para ter sucesso na carreira de esteticista
28 de janeiro de 2021
6 dicas para ter sucesso na carreira de nutricionista
7 de fevereiro de 2021
Mostrar tudo

Smiling african american psychiatrist talking to young couple

A Psicologia é uma ciência que cuida do estado e das mudanças mentais e comportamentais do ser humano, visando compreender melhor a relação do homem com a sociedade. Já o psicólogo é o profissional que procura entender mais sobre a mente de uma pessoa, visando aliviar sofrimentos em qualquer interação do sujeito.

Mas não basta ter um consultório para ser um psicólogo. Você não pode se acomodar com aquilo que aprendeu na faculdade! É preciso estar sempre focado em algum tipo de especialização, além de manter-se atualizado com as novidades científicas que surgem na área, para dar o melhor atendimento possível aos seus pacientes.

É claro que nem todo mundo tem essa disposição – o que torna difícil os primeiros passos da trajetória profissional de muitos psicólogos e leva alguns, inclusive, a desistir da profissão.

Por isso, trouxemos aqui 6 dicas para quem quer se destacar neste mercado competitivo

1. Espaço adequado para clinicar

Já que depois de tantos anos de estudo você finalmente se formou, por que não utilizar o que há de mais moderno em seu consultório?

Sim, porque para um psicólogo dar início aos atendimentos, é necessário que ele tenha um espaço adequado para receber seus pacientes. Isso implica em ter um consultório limpo, com mobiliário sóbrio, decoração discreta, poltronas confortáveis, iluminação moderada. Tudo como manda o figurino.

Claro que isso – e muito mais – exige investimentos normalmente vultuosos. Mas para quem não pode montar logo um espaço próprio, já existe no mercado imobiliário consultórios completamente mobiliados para locação. 

2. Cuide da sua imagem

Um dos pontos fundamentais quando o assunto é a construção de uma carreira de sucesso é: cuidado com a sua imagem!

Se existem situações que lhe causam algum desconforto emocional, examine-as bem e tente lidar com elas. Se não conseguir, lembre-se que muitos profissionais da sua área buscam a ajuda de outros psicólogos para resolver problemas, encontrar caminhos e direcionar carreiras.

A imagem de um psicólogo não pode ficar associada a qualquer comportamento negativo ou depressivo. Se por alguma razão você não consegue transmitir uma imagem profissional positiva ao público, contrate os serviços de um especialista na área para resolver a questão.

3. Invista no autoconhecimento

Ao tempo de estudante de psicologia, é provável que você tenha ouvido bastante a palavra “autoconhecimento”.

O autoconhecimento, segundo a Psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independentemente de serem positivas ou não.

autoconhecimento permite que você descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados. Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos.

4. Trace seus objetivos e estratégias de carreira

Um plano de carreira eficaz envolve uma definição detalhada dos seus objetivos. Considere as esferas pessoal e profissional e reflita onde você quer estar e o que quer ter conquistado daqui a 5, 10, 15 e 20 anos (ou em um espaço de tempo maior).

Depois de saber quais são as suas metas, fica mais fácil descobrir que tipos de ferramentas você precisará utilizar para atingir seus objetivos.

Quanto às estratégias, o grande segredo é pensar sobre que atitudes você tem tomado para aproximá-lo do seu sonho, ou, então, o que está faltando você desenvolver para esse fim. Essa é uma maneira segura de guiar sua carreira.

Depois de mapear o que você pode fazer para alcançar seus objetivos, mãos à obra!

5. Coloque tudo no papel

Colocar seu plano de carreira no papel é importantíssimo para você poder gerenciar tudo com mais facilidade. Fazendo isso, de tempos em tempos você conseguirá lê-lo e atualizar suas metas.

Escreva seus objetivos de forma bem específica e liste as competências que você já possui e podem ser usadas. Em seguida, anote também aquelas competências que você precisa desenvolver. Aqui valem tanto as competências técnicas quanto as comportamentais.

Depois, é só anotar as ações que você deve tomar para alcançar as metas estabelecidas, dentro dos prazos fixados.

6. Faça campanhas de marketing

É importante você investir em pequenas estratégias de marketing, pois elas permitirão que você seja melhor visto profissionalmente pelo público.

Uma agência de marketing poderá ajudar no desenvolvimento de um site ou de um blog para você, com uma identidade visual moderna e atraente. Isso serve para que o seu nome/marca seja fixado na mente das pessoas.

Também não esqueça de gerir bem suas redes sociais. Transmitir uma imagem desenvolvida e estruturada pode permitir a você conquistar um maior número de clientes e fazer sua carreira crescer ainda mais. Construir uma boa rede de relacionamentos é outra tática importante. Professores, colegas de pós-graduação e médicos, por exemplo, podem ser seus primeiros indicadores de pacientes.

Gostou destas dicas? Compartilha! 😀

Os comentários estão encerrados.